JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
18/11/2021 às 07h39min - Atualizada em 19/11/2021 às 17h20min

Mostra de criação artística da Escola Doutores da Alegria terá sessões dias 21, 22, 28 e 29 de novembro, em São Paulo

"MOCREA" reúne cenas criadas por alunos, ex-alunos e palhaços profissionais formados pela Escola, além de convidados

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
www.doutoresdaalegria.org.br
Divulgação | Andre Stefano

A associação Doutores da Alegria e o Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais apresentam edição inédita da Mostra de Criação Artística dos Alunos e Ex-Alunos – “MOCREA”, em dois finais de semana, aos sábados e domingos, em espaços da Capital: dias 20 e 21 de novembro na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes; e nos dias 27 e 28 de novembro, no Centro Cultural Grajaú.

Todas as sessões são gratuitas e terão início às 16h. Na Fábrica de Cultura Cidade Tiradentes, os ingressos serão liberados 15 minutos antes de cada apresentação. No Centro Cultural Grajaú, os ingressos serão distribuídos 30 minutos antes. É preciso apresentar comprovante de vacinação. A lotação está sujeita à capacidade dos espaços.

“MOCREA” é uma mostra que reúne criações artísticas de alunos do Curso de Formação de Palhaços para Jovens (curso profissionalizante para jovens de 17 a 23 anos, com 2 mil horas/aula), do Curso de Formação Básica de Palhaço (curso de formação para estudantes de artes cênicas e artista, com 189 horas/aula) e de palhaços profissionais formados pela Escola Doutores da Alegria.

No palco, uma banda apresenta os esquetes, curtos e previamente selecionados, construídos a partir do processo de pesquisa em sala de aula ou desenvolvidos durante a experiência profissional dos artistas.

Escola Doutores da Alegria acredita que o palhaço se constitui no jogo das relações. A intenção é propiciar condições para a formação de artistas autorais, engajados e comprometidos com seu tempo. A “MOCREA”, neste sentido, assume o papel de extensão da sala de aula, proporcionando a prática da palhaçaria com público, o que complementa a formação.

Doutores da Alegria - É uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que propõe a arte como mínimo social, ou seja, como uma das necessidades básicas para o desenvolvimento digno do ser humano, assim como alimentação, saúde, moradia e educação. O grupo introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

Atualmente, desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

O trabalho da associação, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal. Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas.  

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp