JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
24/03/2022 às 17h10min - Atualizada em 24/03/2022 às 17h40min

Espetáculo “Reciclown Circus” é atração cultural em Serrana, São Simão e Luis Antônio

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A Companhia de Teatro Raros Circus chega às cidades de Serrana, São Simão e Luís Antônio, levando aos estudantes da rede pública municipal e estadual, o espetáculo temático “Reciclown Circus”, onde a questão ambiental é a protagonista. Nesta sexta-feira (25), a trupe se apresenta na Fundação Cultural de Serrana, às 9 h. No dia 29 (terça-feira), o picadeiro aporta no Theatro Carlos Gomes, em São Simão, às 14h. E na quarta-feira (30), será a vez de Luís Antônio, com apresentação no Anfiteatro Municipal Luiz Penha “Didi”, também às 14h. Todas as sessões são  gratuitas e exclusivas para os estudantes.


A produção “Reciclown Circus” chama a atenção do público infanto-juvenil para a importância da conversa e da conscientização em torno de perguntas como ‘o que é o lixo?’, ou ‘como ressignificar e reutilizar os objetos que a sociedade descarta’?, se valendo de um argumento simples, mas potente, que é o impacto que pequenas ações diárias provocam na vida de todos em meio à ótica da sociedade de consumo.

Comédia que une as linguagens do circo e do teatro, o espetáculo - poético e divertido - tem roteiro alinhavado pela conversa entre um gari e um catador de materiais recicláveis, colocado em cena como um agente ambiental. “A intenção da companhia com este trabalho é a de estimular, de maneira lúdica, a reflexão sobre separação, reutilização e reciclagem do lixo, e sobre a responsabilidade que todos nós temos em reinventar a maneira como lidamos com o lixo que produzimos”, destaca João Marcílio, artista da Raros Circus, lembrando que a “fábrica” humana de lixo no Brasil fica maior a cada dia.


Brincadeira séria
Além do texto, “Reciclown Circus” também chama a atenção pelos números de malabarismo, mágica, equilibrismo, acrobacias e manipulação de objetos. Cada sessão tem três momentos distintos: primeiro, uma oficina de malabarismo com materiais reciclados; em seguida, a apresentação da peça; e, por fim, uma roda de bate-papo com os estudantes. “Essa terceira parte é sempre muito rica por conta da troca de conhecimentos que é proporcionada para todo mundo. Até porque, acreditamos que a arte é uma importante ferramenta pedagógica”, salienta Fábio Brasileiro, diretor da Raros Circus. 

Esta temporada de “Reciclown Circus” é viabilizada por meio de projeto aprovado no edital Proac 08/2021, de Circulação de Espetáculos para o público Infanto-juvenil no Estado de São Paulo. A produção foi classificada em quinto lugar entre 307 projetos inscritos. No total, 14 sessões foram agendadas em escolas de Ribeirão Preto e Região, e a estimativa da companhia é a de que cerca de três mil alunos entre nove e 17 anos participem da atividade.


Sobre a Cia Raros Circus
Fundada em 2016 em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circus é um grupo circense de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Cia Raros Circus realiza apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil, como o sertão nordestino, além de circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. 

Em 2018 e 2019, o grupo foi premiado com o edital ProAC de número circense e de produção e circulação de espetáculos circenses, respectivamente com “Clownflitos Amorosos” e “Clownfusão, os Internacionalmente desconhecidos”, que permitiu a apresentação online deste espetáculo em 69 unidades da Fundação Casa. Também pelo ProAC, a produção “Reciclown Circus” foi vista virtualmente pelo público das dez cidades que mais sofrem com a poluição no Estado de São Paulo.

A companhia é presença constante - e premiada - em festivais nacionais, como o Festival Internacional de Circo (FIC), Festival Paulista de Circo, Festival Arte por Todo Lugar, Festival Circo na Praça e Festival de Janeiro. Oficinas formativas também compõem o cardápio de atuação da Raros Circus. Para conhecer melhor, acesse https://www.instagram.com/ciararoscircus/ e https://www.facebook.com/ciararoscircus.

Serviço: Espetáculo “Reciclown Circus”, com Cia Raros Circus
Data e horário: 25 de março (sexta), 9h
Local: Fundação Cultural de Serrana
Rua Barão do Rio Branco, 339 

Data e horário: 29 de março (terça), 14h
Local: Theatro Carlos Gomes, em São Simão
Rua Rodolfo Miranda, 277 - Centro

Data e horário: 30 de março (quarta), 14h
Local: Anfiteatro Municipal Luiz Penha “Didi”, em Luís Antônio
Rua Alagoas, 52, Bairro Santa Sofia
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp