JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
29/03/2022 às 12h07min - Atualizada em 30/03/2022 às 21h40min

Imaginário de personagens femininas da obra de Guimarães Rosa protagoniza o espetáculo “Rosas do Burgo Coração”

Montagem de estreia da Cia das Rosas abre temporada dia 09 de abril, no espaço Pequeno Ato

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Allan Bravos
Um espetáculo que leva ao palco personagens de Guimarães Rosa (1908-1967) de um ponto de vista raramente explorado na dramaturgia, jogando luz às personagens femininas de parte da obra do autor. Em síntese, esta é a proposta de “Rosas do Burgo Coração”, montagem de estreia do grupo Cia das Rosas, que fará temporada no espaço Pequeno Ato, no mês de abril.

Com direção e dramaturgia de Kátia Klassen, e trazendo no elenco as atrizes e atores Alana Oliveira, Daniel Sanchez, Júlia Padovam, Mariana Magalhães, Maysa Nancy, Rafael Pacheco, Thiago Winter, Thiara Teós e Vitor Campos Ferreira, o espetáculo fica em cartaz entre os dias 09 e 24 de abril, com sessões sempre aos sábados (às 20h) e domingos (às 19h).   

Concepção – A peça tem como ponto de partida diversas obras de Guimarães Rosa, com ênfase em Tutameia, a última publicação do escritor em vida. Deste livro, foram adaptadas cinco histórias com cinco personagens femininas, que serão trazidas ao palco propositadamente deslocadas da tradicional “geografia Roseana” para um ambiente urbano, enfatizando, dentre outros temas, questões relacionadas aos tipos de violências contra as mulheres, que infelizmente ainda ocorrem, independentemente de região do país.
 
“É comum o protagonismo masculino nas obras de Guimarães Rosa, mas escolhemos a dedo essas mulheres, trocando o foco narrativo, para que se tornem narradoras de seus destinos. Essas histórias são cercadas de indefinições, abismos, mistérios, medos e coragens, cadenciadas num ritmo pesado e punk”, enfatiza Kátia Klassen.

Enredo - A primeira história é a de Zabelinha (Alana Oliveira), moça que carrega traumas de sua infância e é perseguida por um ser macabro chamado Kibungo-Gerê (Rafael Pacheco). Em seguida, é a vez da triunfante Flausina (Maysa Nanci), mulher de meia idade que sabe desfrutar da vida. A terceira personagem, Sinhá Secada (Thiara Teós), é uma trabalhadora que sofre com a perda da guarda do filho. Na sequência, a pequena Iaí (Júlia Padovan) é uma menina que tem seu desejo infantil cerceado. Por fim, a distraída Nhemaria (Mariana Magalhães) casada com o sapateiro Romão (Rafael Pacheco) resolve dar uma guinada em sua história de vida em busca de realidades até então desconhecidas.

Montagem - Sobre os aspectos da montagem, cada atriz sobe ao palco trazendo em seu figurino uma peça em comum: o coturno, referência da estética punk e pós-punk, que dialoga com a trilha do espetáculo. Além disso, os figurinos são fruto de criação coletiva, com peças customizadas pelo próprio grupo. “O figurino surge do impacto dessas histórias, cujas raízes são a violência contra a mulher”, afirma Kátia Klassen.

A iluminação, assinada por Luiz Fernando Vaz é outro ponto de destaque. “Com sua técnica, experiência e sensibilidade artística, Vaz deu sua contribuição para essa dimensão do trabalho, criando um desenho de luz que dialoga com a trama e com os movimentos dos atores em cena”, analisa Kátia Klassen. Já a cenografia evoca a o caráter intimista do teatro Pequeno Ato, com elementos que remetem à urbanidade e ao asfalto, marcantes no enredo.

A diretora e dramaturga conclui, reforçando que essas “cinco mulheres saídas da imaginação de Guimarães Rosa, misturadas a tantas outras, formam uma irmandade cênica calcada na linguagem. Usando seus coturnos e couraças essas mulheres se defendem, sucumbem, vão embora e se transformam diante das durezas da vida, das suavidades que ela apresenta também”.

FICHA TÉCNICA
Elenco: Alana Oliveira, Daniel Sanchez, Júlia Padovan, Mariana Magalhães, Maysa Nancy, Rafael Pacheco, Thiago Winter, Thiara Téos, Vitor Campos Ferreira.
Direção e dramaturgia: Kátia Klassen
Iluminação: Luiz Fernando Vaz
Figurinos: Cia das Rosas
Técnica: Thiago Winter e Felipe Sales.

SERVIÇO
Estreia: 09 de abril – sábado
Temporada: até 24 de abril
Horários: sábados às 20h e domingos às 19h
Local: Pequeno Ato
Duração: 60 minutos
Endereço: Rua Teodoro Baima, nº 78, Vila Buarque
Ingressos: R$ 20,00 e R$ 40,00 – à venda na bilheteria e em www.sympla.com.br
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp