JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
02/05/2022 às 11h22min - Atualizada em 03/05/2022 às 18h50min

Cia de Achadouros inicia por Suzano circulação de infantil inspirado em Manoel de Barros

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2022/04/cia-de-achadouros-inicia-por-suzano.html
Foto de Giuliana Cerchiari
A Cia. de Achadouros apresenta o espetáculo infantil Os Lavadores de Histórias, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, em Suzano (SP), no dia 14 de maio de 2022, sábado, às 16 horas, com ingressos gratuitos. O enredo fala sobre memórias da infância esquecidas, guardadas em objetos abandonados. Inspirada na poesia do cuiabano Manoel de Barros, a montagem - dirigida por Tereza Gontijo com dramaturgia de Silvia Camossa, em processo colaborativo com o grupo - foi indicada ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem nas categorias Direção Revelação e Trilha Musical Adaptada.

Os Lavadores de Histórias são Urucum, Tom Tom e Jatobá, interpretados pelos atores palhaços Emiliano Favacho, Mariá Guedes e Felipe Michelini, respectivamente. Durante a noite, visitam quintais para lavar objetos esquecidos ou abandonados, como brinquedos e roupas, e reviver momentos da infância. Eles carregam consigo o Rio da Memória. Nas águas desse rio vão lavando os objetos, revelando histórias, fantasias, personagens e brincadeiras. Eles ficam tocados, mas também se divertem muito com os segredos revelados. Por meio de cenas cômicas e circenses, teatro de sombras e objetos, o espetáculo faz uma sensível reflexão sobre a relação da criança com o mundo real e o da imaginação, lançado um olhar lúdico e poético sobre a infância.

A apresentação em Suzano inaugura a circulação por sete cidades do interior paulista, banhadas pelo Rio Tietê, numa referência ao Rio da Memória presente no enredo da peça. O Rio Tietê, que nasce em Salesópolis (Serra do Mar), percorre praticamente todo o estado de São Paulo e deságua no Rio Paraná. A circulação segue o trajeto do rio em direção a Mato Grosso, onde nasceu Manoel de Barros.

Na sequência, a companhia segue para as seguintes cidades: Salesópolis (19/5, quinta, às 15h, na ONG Contagie, na 20ª Semana Nacional de Museus); Santana de Parnaíba (21/05, sábado, às 16h, no Teatro da Arena de Eventos), Pirapora do Bom Jesus (27/05, sexta, às 15h, no Cine Teatro Antônio dos Santos Brito); Pereira Barreto (25/06, sábado, às 16h, na Casa da Cultura Maestro Aristeu Custódio Moreira); Botucatu (30/07, sábado, às 16h, no Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci, no Festival de Inverno de Botucatu); e Ilha Solteira (13/08, sábado, às 19h, na Casa da Cultura Rachel Dossi, integrando a Mostra de Teatro de Ilha Solteira).

Três ações completam a programação em cada cidade: Varal de Memórias, uma instalação cenográfica interativa, na qual o público poderá pendurar suas histórias e lembranças da infância; distribuição de Programa Lúdico, contendo jogos divertidos e brincadeiras para as crianças com temas relacionados ao enredo da peça; produção de Mini Documentário com depoimentos e relatos de espectadores sobre a relação com o rio da sua cidade, registros da circulação e bastidores, que será disponibilizado no YouTube da Cia. de Achadouros.

Para o grupo, Os Lavadores de Histórias quer fazer o público lembrar coisas que não deveriam ser esquecidas, lembrar que brincar junto é fundamental, e quebrar as amarras dos adultos pela memória afetiva para que pais e filhos revivam a magia do brincar.

FICHA TÉCNICA - Dramaturgia: Silvia Camossa. Direção: Tereza Gontijo. Elenco: Emiliano B. Favacho (Urucum, Gururu, Cipriano), Felipe Michelini (Jatobá, Bugrinha, Menino Cigano) e Mariá Guedes (Tom Tom, Menina Triste, Meninassarinha). Cenografia: Alício Silva e Bira Nogueira. Figurino: Cleuber Gonçalves. Iluminação: Giuliana Cerchiari. Adereços: Clau Carmo e Cia. de Achadouros. Pesquisa musical: Emiliano B. Favacho e Tereza Gontijo. Músicas: Kevin Macleod. Edição de som: Emiliano B. Favacho e Rodrigo Régis. Voz em off: Evandro Favacho. Grafite/painel: Celso Albino. Operação de som: José Olegário Neto. Operação de luz: Francisco Renner. Preparação corporal: Ana Maíra Favacho e Erickson Almeida. Registro em vídeo, edição e fotografia: Cidcley Ulysses Dionísio. Design gráfico: Nathalia Ernesto. Produção: Leneus Produtora de Arte. Assessoria de imprensa: Eliane Verbena. Fotos/divulgação: Giuliana Cerchiari. Idealização: Cia. de Achadouros. Realização: Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa - Edital ProAC Expresso - 08/2021 - Público Infanto-Juvenil / Circulação.

Espetáculo: Os Lavadores de Histórias
Com: Cia. de Achadouros
Duração: 50 min. Livre para todos os públicos (recomendação: a partir de 4 anos).
Todas as sessões são gratuitas.

Suzano/SP - 14 de maio. Sábado, às 16h
Teatro Municipal Dr. Armando de Ré | R. Gal. Francisco Glicério, 1354 - Centro.
                                                          
Salesópolis/SP - 19 de maio. Quinta, às 15h
ONG Contagie | 20ª Semana Nacional de Museus | R. João Miguel, esq. c/ Av. Osaka, 545 - Jd. Nídia. 

Santana de Parnaíba/SP - 21 de maio. Sábado, às 16h
Teatro da Arena de Eventos | Av. Esperança, 450 - Campo da Vila.

Pirapora do Bom Jesus /SP - 27 de maio. Sexta, às 15h
Casa de Cultura de Pirapora | Rua Cônego Vicente, nº 08 - Centro. 

Nar redes: @ciadeachadouros
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp