JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
09/05/2022 às 14h28min - Atualizada em 10/05/2022 às 18h30min

Chegando ao Rio de Janeiro, ‘Armarinho, Cantinho da Imaginação’ contempla quatro escolas públicas de Japeri

Entre os dias 10 e 13 de maio as escolas municipais Carlos Pereira dos Santos, Darcilio Ayres Raunheitti, Pedra Lisa e Frei Maurício Viann recebem o acervo e as oficinas

SALA DA NOTÍCIA Patricia Nascimento
Rodrigo Cordeiro

Depois de passar por alguns estados do norte e sudeste, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” vai realizar as primeiras entregas no Estado do Rio de Janeiro. Fazendo quatro paradas em Japeri, os armarinhos cenográficos serão entregues entre os dias 10 e 13 de maio na Escola Municipal Carlos Pereira dos Santos, Escola Municipal Darcilio Ayres Raunheitti, Escola Municipal Pedra Lisa e na Escola Municipal Frei Maurício Viann. Ao todo, cerca de mil alunos serão beneficiados com o acervo lúdico. 

O projeto, que está em circulação pelo país desde o ano passado, foi criado para ajudar a difundir as artes cênicas entre o público infantojuvenil. Por isso, para completar a experiência cultural, são realizadas oficinas lúdicas de teatro e contação de histórias. A atividade ilustra e exemplifica o uso dos armarinhos, incentivando os espectadores (que são também atores) a criarem seus próprios personagens. Dessa forma, eles são convidados a uma imersão participativa que explora os principais elementos do teatro. 

“O objetivo deste projeto é oferecer uma ferramenta lúdica ao educador, a fim de que ele possa transformar o dia a dia da sala de aula, estimulando ainda mais a imaginação e criatividade dos pequenos. E as oficinas tornam-se parte importante deste processo justamente por permitir ampliar e aguçar o repertório cultural dos estudantes”, pontua Ewerton Silvino, supervisor de eventos da Incentivar – proponente do projeto.

Incentivadora das ações em São Paulo, a NTS é uma empresa que tem o respeito ao meio ambiente e à vida como valores inegociáveis. Por isso, todas as suas ações potencializam benefícios sociais inerentes às suas atividades. Feito que a mantém comprometida com projetos como esse.

Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, “Armarinho, Cantinho da Imaginação” é uma realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura com produção da Incentivar.

SERVIÇO: “Armarinho, Cantinho da Imaginação” em Japeri (RJ)
Instituição Beneficiada: Escola Municipal Carlos Pereira dos Santos
Endereço: Estrada do André S/N - Morro do cruzeiro – Japeri/RJ
Entrega da Estrutura: Terça-feira, 10 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Terça-feira, 10 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: Escola Municipal Darcilio Ayres Raunheitti
Endereço: Rua Mário Carlos Júnior, 38 - Nova Belém – Japeri/RJ
Entrega da Estrutura: Quarta-feira, 11 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Quarta-feira, 11 de maio de 2022, às 10h e 14h

Instituição Beneficiada: Escola Municipal Pedra Lisa
Endereço: Estrada da Pedra Lisa, 01 - Pedra Lisa – Japeri/RJ
Entrega da Estrutura: Quinta-feira, 12 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Quinta-feira, 12 de maio de 2022, às 10h e 14

Instituição Beneficiada: Escola Municipal Frei Maurício Viann
Endereço: Rua Sebastião Ferreira, S/N - Chacrinha – Japeri/RJ
Entrega da Estrutura: Sexta-feira, 13 de maio de 2022, às 09h
Oficinas: Sexta-feira, 13 de maio de 2022, às 10h e 14h

--

Sobre a NTS: A NTS (Nova Transportadora do Sudeste S/A - NTS) transporta gás natural por meio de um sólido sistema de gasodutos, conectando a região mais industrializada do Brasil com segurança e confiabilidade. São mais de 2.000 quilômetros de malha que ligam os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo ao gasoduto Bolívia-Brasil, aos terminais de GNL e às plantas de processamento de gás.

Sobre o Ministério: Principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp