JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
07/06/2022 às 10h10min - Atualizada em 07/06/2022 às 17h30min

Espetáculo teatral ‘A Doce Valente’ chega em Pindamonhangaba para ensinar sobre a virtude da fortaleza

Peça, que vai circular por cinco cidades do interior de São Paulo em 2022, terá sessão dupla na cidade no próximo dia 07; ao final das apresentações haverá distribuição de livros

SALA DA NOTÍCIA ENTRE ASPAS
Mojo Filmes
Em sua segunda parada no ano de 2022, o espetáculo infantojuvenil A Doce Valente desembarca em Pindamonhangaba para mais uma sessão dupla. Aberta ao público geral, a produção infantojuvenil será apresentada no Projeto Jataí Salesianos no próximo dia 07 de junho (terça-feira), às 09h50 e 14h com tradução simultânea em libras e acessibilidade para deficientes físicos. Os ingressos são gratuitos, mas a retirada acontece com uma hora de antecedência no próprio local; ao final de cada sessão haverá distribuição (também gratuita) do livro no qual se baseia a peça.
 
Criada em 2019, a história reflete sobre a virtude da fortaleza a partir das peripécias de Catina que, durante a infância, se descobre com Diabetes tipo 1. Dados do Ministério da Saúde apontam que, em 2020, pouco mais de 1 milhão de crianças, jovens e adolescentes com menos de 20 anos apresentam sintomas da patologia. Apesar de a doença não ser o foco, é a partir dela que a personagem se desenvolve na trama que figurou primeiro as páginas do segundo livro infantojuvenil da escritora Sandra Sahd.
 
Com 16 obras lançadas, “A Doce Valente” é o segundo livro infantojuvenil de Sandra, que emprestou memórias afetivas das passagens mais marcantes de sua vida para ilustrar a estória. Planejado após um insight sobre como as pessoas – especialmente crianças – precisam se ancorar nas virtudes para ressignificar sua relação com o açúcar, o processo criativo foi alterado durante um passeio pelo Paraná, quando num sebo se deparou com um livro que trazia a definição de fortaleza. “Normalmente, durante a infância, temos o hábito de nos apegar a um bichinho, uma pelúcia ou qualquer outro pertence que nos traga conforto. Como a história trata uma condição médica, entendo que a personagem também precisava desse carinho. E acabei utilizando o conceito para descrever e dar forma ao amuleto da menina”, conta ela, que teve a colaboração de um especialista como suporte para as informações médicas.
 
Na história, Catina passa a infância na chácara da família, onde se mantém uma pequena fabriqueta de doces que é dirigida pela vovó Mafalda e o vovô Camafeu. Com a ajuda de seu amigo imaginário personificado no amuleto que tem cabeça de gelo, coração de fogo e braços de ferro, Catina desenvolve sua fortaleza. É a partir dessa virtude que ela consegue mostrar a todos sua paixão pela vida, mesmo diante das adversidades.
 
A circulação do espetáculo ‘A Doce Valente’, que já esteve em Lins e passa ainda por Araraquara, Araras e Lorena, é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério do Turismo (via Secretaria Especial da Cultura) e de Sandra Sahd, com produção da Cacho de Ideias e patrocínio da GEA Equipamentos e Soluções Ltda. Em Pindamonhangaba, a peça recebe apoio do Projeto Jataí Salesianos.

SERVIÇO: ‘A Doce Valente’ em Pindamonhangaba
Quando: Terça-feira, 07 de junho de 2022
Onde: Projeto Jataí Salesianos | R. Olímpio Marcondes de Azevedo, 281, Marieta Azeredo – Distrito de Moreira César, em Pindamonhangaba (SP)
Horários: 09h30 e 14h
Ingressos: Distribuição com 1h de antecedência na própria bilheteria
Informações sobre a circulação: Sandra Sahd | (19) 9.9791-4332
Informações para a imprensa: Patrícia Nascimento | (19) 9.8922-8049
 
Evento Gratuito
Classificação Livre
Acessível para deficientes auditivos e físicos
 
Sobre Sandra Sahd: Escritora há mais de dez anos, tem 16 obras lançadas, incluindo ‘A Menina Centopeia’, ‘O Encanto da Minhoca’ e ‘A Doce Valente’ – que são provenientes de projetos incentivados. Formada em Educação Física pela UNICAMP, é graduanda em Direito pela Unitá. Comunicadora nata, é apaixonada pela arte de entrevistar pessoas e dividir conhecimento, principalmente relacionados às virtudes, nos livros que escreve. Sandra, que já foi apresentadora de TV, é também captadora de recursos e fundadora da organização social Embaixadores da Prevenção.
 
Sobre a GEA Brasil: A GEA é um dos maiores fornecedores de tecnologia para a indústria de processamento de alimentos e de uma ampla variedade de outras indústrias. O grupo global é especializado em maquinaria e plantas, assim como em tecnologia e componentes para processamentos. A GEA fornece soluções sustentáveis para processos de produção sofisticados em diversos mercados de usuários finais e oferece um portfólio abrangente de serviços.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp