JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
15/06/2022 às 11h41min - Atualizada em 15/06/2022 às 15h10min

Vermelho Verbo reúne literatura e performance em encenação no Teatro Planetário

Textos de Adélia Prado, Conceição Evaristo, entre outras, compõem o repertório do espetáculo. Estreia dia 18 de junho. Curta temporada

SALA DA NOTÍCIA Letícia Reitberger
Gabriela Furlan
Vermelho Verbo é um recital sobre ser mulher e ser poesia. Alessandra Prandi e Eliza Moreno interpretam poemas de onze escritoras brasileiras, em uma encenação que mescla literatura, poesia brasileira contemporânea e performance. A dramaturgia é tecida a partir dos ciclos femininos em uma compilação de poemas que falam sobre cotidiano, escrita, amor e autoconhecimento. A estreia está marcada para o dia 18, no Teatro Planetário às 18h.

Eliza Morenno, atriz e pesquisadora sobre a poesia e literatura em cena, explica que “Vermelho Verbo” é uma exaltação ao universo feminino e seus diferentes ciclos. “O que nos difere essencialmente do homem é termos o ciclo menstrual, que rege as nossas emoções e dá o tom do nosso fazer. Vermelho tem essa relação com o sangue, com a paixão, com a vida, com a vivacidade e o verbo com a palavra – que é o principal fio condutor do nosso espetáculo”.

Para o repertório, as atrizes escolheram textos de autoras com diferentes estilos literários, mas com um ponto em comum: trazem impresso em seus versos “o que é a palavra” e sobre o feminino. O recital reúne poesias de Adélia Prado, Alice Ruiz, Ana Martins Marques, Ana Paula Simonaci, Bruna Escaleira, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Eliza Morenno, Maria Rezende, Marina Colasanti e Viviane Mosé.

Encenação é uma iniciativa produtora Poesia Viral
A Poesia Viral realiza projetos de literatura, performance e educação desde 2011. Tem como foco de pesquisa a poesia falada e seus desdobramentos na cena teatral. Já realizou dezenas de projetos artísticos, entre eles “Corpos Abertos”, “Conta Cordel”, e “O poeta mostra a língua”. Foi contemplada sete vezes no Programa de Fomento à Cultura Carioca, além de se apresentar em eventos como FLIP, Mostra SESC Cariri, Festival de Inverno SESC Rio, Festival de Inverno de Garanhuns, Viagem Literária, Folia das Falas e muitos outros. É coordenada por Eliza Morenno e João Pedro Fagerlande. 

Serviço: 
Vermelho Verbo
Recital sobre ser mulher e ser poesia. Com textos de Adélia Prado, Conceição Evaristo, Elisa Lucinda, Eliza Morenno, Marina Colasanti, Viviane Mosé, entre outras.
Atuação: Eliza Morenno e Alessandra Prandi

Apresentações: 
Dias: 18, 19, 25 e 26 de junho – sábados e domingos às 18h
Dias: 8 e 9 de julho. Sexta às 19h e sábado às 18h
Local: Teatro Planetário do Rio
Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100 - Gávea, Rio de Janeiro. Tel: (21) 2088-0536
Ingressos: R$ 50 (inteira) | R$ 25 (meia-entrada). Vendas na bilheteria do teatro
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp