JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
05/10/2022 às 09h40min - Atualizada em 05/10/2022 às 20h00min

Doutores da Alegria traz Conta Causos à Fábrica de Cultura Parque Belém, dia 7 de outubro, às 14h

Apresentação gratuita terá início às 14h, com retirada de ingressos no local.

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
Divulgação
Histórias inusitadas, emocionantes e engraçadas vivenciadas pelos besteirologistas da associação Doutores da Alegria compõem o espetáculo Conta Causos, que terá única apresentação dia 7 de outubro, sexta-feira, às 14h, na Fábrica de Cultura Parque Belém, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do estado, no Belenzinho, zona leste de São Paulo. A entrada é gratuita e a classificação etária, livre.

Os causos são, na verdade, histórias reais ocorridas durante os atendimentos realizados pelos palhaços às crianças, seus acompanhantes e profissionais de saúde em hospitais públicos da capital paulista. A intenção é que mesmo quem está fora do hospital possa conhecer um pouco da realidade do trabalho dos Doutores da Alegria a partir de esquetes encenadas pelos palhaços.

“Mesmo que seja um lugar difícil, o hospital também pode se transformar no espaço do brincar, do lúdico, da imaginação. Isso é importante inclusive para quem está em tratamento”, conta Ronaldo Aguiar, diretor artístico da associação Doutores da Alegria e codiretor do espetáculo, ao lado de Henrique Rímoli, coordenador artístico do grupo em São Paulo.

Nesta edição do Conta Causos, o público vai ouvir relatos contados por Dr. Trillo (Igor Canova), Dra. Tutty Bolot’s (Suzana Aragão), Dr. De Dérson (Ânderson Spada) e Dr. Pysthollynha (Duico Vasconcelos).  

Entre as histórias reunidas pelo elenco para esta apresentação estão a de uma intervenção artística para um adolescente que não largava o celular, “salva” pelas falhas do wi-fi; a de um menino de 8 anos que decidiu ser bombeiro ao ser resgatado por um deles; a de outro que não saía da cama, até que precisou segurar as calças dos palhaços; e a de uma criança que só parava de chorar quando as palhaças cantavam.

“Os espetáculos do Conta Causos são voltados para a família, o que é uma característica especial. As crianças vão rir das palhaçadas, os adultos vão se emocionar e, em muitas situações, o inverso também ocorre”, completa David Taiyu.

A realização do espetáculo é da associação Doutores da Alegria, com apoio do ProAC.

Doutores da Alegria - Organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos.

Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos.

Desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais de São Paulo e Recife. No Rio de Janeiro, com o projeto Plateias Hospitalares, mantém uma programação artística permanente e diversa em sete hospitais. A Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Como ajudar na manutenção da associação Doutores da Alegria? - O trabalho da associação Doutores da Alegria, gratuito para os hospitais, é mantido por doações de empresas e de pessoas físicas, tanto por recursos próprios quanto por recursos advindos por meio das leis de incentivo fiscal.

Os recursos das contribuições permitem a continuidade e a expansão das atividades e da estrutura do grupo, a realização de atividades de formação, oficinas e o aprimoramento técnico dos artistas. É possível contribuir com a manutenção do trabalho pelo site www.doutoresdaalegria.org.br.   

Sobre as Fábricas de Cultura 

As Fábricas de Cultura Setor A, unidades do programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo - administradas pela Organização Social Catavento Cultural e Educacional, são espaços de formação e difusão artística e cultural. As atividades são exercidas em prédios próprios, com 7.000 m² em média de área construída, contendo salas de aula, biblioteca, estúdio de gravação e teatro. 

As Fábricas são abertas à população e foram criadas para atender gratuitamente crianças e jovens, de 8 a 21 anos, e adultos. Teatro, dança, música, circo, multimeios e artes plásticas são oferecidos para a comunidade com a orientação de especialistas, além de uma biblioteca repleta de atividades, estúdio de gravação e teatro com capacidade para 300 lugares, onde são realizadas apresentações dos aprendizes e de grupos locais já formados. 

Mais informações www.fabricadecultura.org.br ou pelas redes sociais Facebook @fabricasdeculturaA ou Instagram @fabricasdecultura.

Serviço:
Conta Causos dos Doutores da Alegria
Doutores da Alegria e ProAc.
 
  • Fábrica de Cultura Parque Belém
Quarta-feira, 7 de outubro, às 14h
Av. Celso Garcia, 2231 – Belenzinho - (11) 2618-3447.
Entrada gratuita. Classificação Etária: Livre.

Direção: Ronaldo Aguiar e Henrique Rímoli
Elenco:
Ânderson Spada, Duico Vasconcelos, Igor Trillo e Suzana Aragão.
Produção: Marcella Castilho

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp