JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
07/10/2022 às 15h11min - Atualizada em 07/10/2022 às 16h47min

No mês das crianças, Ian Soffredini e sua Cia Teatro dos Sonhos estreiam HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA dia 8 de outubro no Teatro UOL

Tratado de forma lúdica, o meio ambiente é o assunto principal. Montagem tem preparação de atores e manipulação de bonecos por Wanderley Piras, direção de arte de Sidnei Caria e músicas de Wagner Bernardes. Sessões aos sábados e domingos, 16h.

SALA DA NOTÍCIA M. Barreira
William Siqueira
Neto do pesquisador e premiado autor e diretor Carlos Alberto Soffredini (1939 – 2001) - referência na dramaturgia brasileira, sobretudo por transpor histórias da cultura popular para o teatro, o jovem diretor Ian Soffredini apresenta a segunda criação de sua Cia. Teatro dos Sonhos. O musical HISTÓRIAS DE TIA NASTÁCIA estreia dia 8 de outubro, sábado, às 16 horas, no Teatro UOL.  Depois da montagem do clássico O Pequeno Príncipe (uma das três peças infantis mais assistidas de 2019 pela VEJA-SP, e 4 estrelas pelo Estadão), o encenador volta-se para a literatura brasileira. O novo espetáculo tem inspiração no livro de mesmo nome, da coleção do autor hoje bastante criticado pelo tom racista de suas obras. Atento a este fato, por outro lado Ian reconhece a relevância do autor.
 
“A obra é racista, sim, e, ao mesmo tempo, Lobato é um autor de grande importância no quesito resgate e registro da cultura brasileira. Ele foi dos primeiros a recuperar e registrar histórias da nossa tradição oral’’, pontua, comentando que o avô já adaptara história do escritor, O Saci. Na nova peça Ian trabalha no sentido de iluminar questões que considera relevantes. “E, de forma bem incisiva, buscamos ressignificar e transformar as ideias identificadas com o racismo, separando o joio do trigo.”
 
A preservação das florestas e matas, o respeito à ancestralidade dos povos e ao meio ambiente são os principais assuntos tratados. “Na minha peça, Pedrinho é o vilão, explorador do sítio, ávido por transações com o agronegócio.” Em contraponto à ganância do primo, Narizinho, como o Saci e a Curupira, é protetora da natureza.
 
Em processo de passagem para o mundo adulto, Narizinho e Pedrinho estão em conflito sobre o futuro do Sítio do Picapau Amarelo. A personagem Tia Nastácia, detentora do Segredo da Floresta, vai inspirar os jovens através das histórias do folclore, com imagens sobre o Saci, o Boitatá, a Iara e a Cuca, ajudando-os a perceber o verdadeiro valor da terra e da natureza. Sobre a linguagem concebida pelo diretor na montagem, diversas formas estéticas são usadas para apoiar a contação da história: além de manipulação de bonecos, teatro de luz negra e interpretação de atores - características presentes também no primeiro trabalho do grupo –, Ian Soffredini adicionou músicas à encenação. Originalmente compostas por Wagner Bernardes, as quatro canções reforçam a intenção e a emoção dos personagens. Também compõe a trilha a composição de Gilberto Gil Sítio do Picapau Aamrelo.
 
Ian Soffredini - Adaptação e Direção - Ator, diretor, dramaturgo e produtor teatral, Ian Soffredini atua profissionalmente na área teatral desde 2006, participando em sua trajetória de mais de trinta produções teatrais. Entre 2015 2019, foi diretor artístico do Teatro dos Arcos. Ian é credenciado pela City University London, pelos estudos concluídos na Academy of Creative Training, de Brighton, e na Arts Educational School London. Atuou nos espetáculos “A Minha Primeira Vez” e “Cinderela”,  com direção de Isser Korik“A Bela Adormecida”, com direção de Paulo Henrique Jordão; “Cyrano de Bergerac”, com direção de João Fonseca; “Further then the furtherest thing” e “Gut girls”, interpretados em Londres; “Pequena reflexão cômica” – com texto, direção e atuação próprias; “Minha Nossa!”, de Carlos Alberto Soffredini; “Nunca Se Sábado”, de Mário Viana, Fábio Torres, Luiz Henrique Romagnolli, Laert Sarrumor e Isser Korik; e “Revistando 2006”, de Mário Viana e Fábio Torres. Em parceria com o Grupo XPTO, adaptou e interpretou “Romeu e Julieta”, apresentado no Festival Internacional de Teatro de Objetos, promovido pelo SESI.  Mais recentemente idealizou e foi o curador dos projetos Berçário Teatral e Mostra Espontânea, realizados no Teatro dos Arcos.
 
Sidnei Caria  - Direção de Arte
Cursou Artes Cênicas pelo Conservatório Carlos Gomes de Campinas entre 1983 e 1985. Em São Paulo, conheceu o grupo XPTO do diretor Osvaldo Gabrieli, onde participou do desenvolvimento da linguagem do grupo como assistente técnico e ator entre 1986 e 2002. Neste período o grupo criou espetáculos reconhecidos pelo público e pela crítica: “Coquetel Clown”, “Babel Bum”, “O Pequeno Mago” “Buster, o enigma do Minotauro”, ganhando mais de 30 dos mais importantes prêmios do Teatro Brasileiro e participando de diversos festivais no Brasil e em vários países da América Latina e da Europa. Em 1993 montou a Cia Teatro de Papel, em parceria com Anie Welter e Sergio Serrano, onde desenvolveu a linguagem própria de cenografia e figurinos, utilizando materiais recicláveis. Este trabalho lhe rendeu os prêmios APCA, Mambembe, Coca-Cola Panamco de melhor figurino, cenário e pesquisa de linguagem além de outras indicações. Coordena o grupo Maracujá Laboratório de Artes desde 2005, realizando trabalhos na área de criação e confecção de adereços, bonecos, figurinos e cenários. O Grupo Maracujá tem em seu repertório os espetáculos “As Aventuras de Bambolina” (que lhe rendeu o Prêmio APCA de melhor ator e o Prêmio Coca-Cola Femsa de Direção, em pareceria com Beto Andretta), “Rabisco - um cachorro perfeito” (prêmio Coca Cola Femsa de Melhor Texto Adaptado), “O Buraco do Muro”, “Nerina, a ovelha Negra”, que ganhou o prêmio Aplauso Brasil de Melhor Espetáculo Infantil de 2017, entre outros.
 
Preparação de atores e Manipulação de Bonecos – Wanderley Piras
Ator e bonequeiro, diretor e arte-educador, especializado em cultura popular e manipulação de bonecos e objetos. Fundador e diretor artístico da Cia. da Tribo desde 1996, também trabalha com o grupo Pia Fraus como ator e diretor desde 2002. Dentre outros ganhou prêmios de Melhor Ator Infantil e Melhor Diretor Infantil. Também é diretor do projeto BuZum!
 
Composição das músicas - Wagner Bernardes
Multiinstrumentista, compositor, engenheiro de som e produtor musical com formação pelo Instituto do Áudio e Vídeo (SP), atua no mercado musical há 11 anos em diversas produções com artistas como Gal Costa, Zizi Possi, Toquinho, Tom Zé, entre outros. Mais recentemente, compôs trilha original para o espetáculo "Megera Domada", com direção de Isser Korik para o Teatro Folha.
 
FICHA TÉCNICA
 
Dramaturgia e Direção: Ian Soffredini. Baseado no livro de Monteiro Lobato. Elenco: Alana Bortolini, Aline Cunha, Edgard Assumpção, Flora Ainá, Isabela Alcântara, Marcelo Dalourzi e Taciana Bastos. Direção de arte: Sidnei Caria.
Cenografia, Figurino, Bonecos e Máscaras: Sidnei Caria e Silas Caria. Direção de bonecos: Wanderley Piras. Música Tema: Gilberto Gil. Músicas originais: Wagner Bernardes. Realização: Jornaleiro Participações e Serviços Teatrais Ltda.
 
SERVIÇO
 
Estreia: 08 de outubro de 2022. Temporada: até 27 de novembro de 2022.
Apresentações: Sábados e Domingos, 16h. Ingresso*: R$ 50,00.

Duração: 60 minutos. Classificação indicativa: a partir de 3 anos.
 
TEATRO UOL
Shopping Pátio Higienópolis - Av. Higienópolis, 618 / Terraço / tel.: (11) 3823-2323 - Televendas: (11) / 3823-2423 / 3823-2737 / 3823-2323. Vendas online: www.teatrouol.com.br 

Vendas por telefone e no site do teatro / Capacidade: 300 lugares / Não aceita cheques / Aceita os cartões de crédito: todos da Mastercard, Redecard, Visa, Visa Electron e Amex / Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm os descontos legais / Clube UOL e Clube Folha têm 50% desconto. Horário de funcionamento da bilheteria em outubro e novembro: sextas-feiras, das 18h às 21h; sábados, das 14h às 22h; domingos, das 14h às 20h; segundas das 18h às 21h / Acesso para cadeirantes / Ar-condicionado / Estacionamento do Shopping: R$ 20,00 (primeiras duas horas) / Venda de espetáculos para grupos e escolas: (11) 3661-5896, (11) 99605-3094 / Patrocínio do Teatro UOL: UOL, Folha de S. Paulo, EMS e Beontag.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp