JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
10/11/2022 às 11h04min - Atualizada em 11/11/2022 às 00h03min

Musical gratuito “Quem Prospera Sempre Alcança” encerra turnê dia 12/11 na Livraria Cultura. Texto e direção de Leonardo Cortez.

36.000 pessoas já assistiram gratuitamente, durante as 3 edições que passaram por 38 cidades de 18 estados do Brasil

SALA DA NOTÍCIA maria fernanda teixeira
João Caldas


36.000 pessoas já assistiram gratuitamente, durante as 3 edições
que passaram por 38 cidades de 18 estados do Brasil.


O espetáculo musical “Quem Prospera Sempre Alcança” encerra sua terceira turnê nacional neste sábado. Nesta edição foram 60 apresentações, todas gratuitas, distribuídas por 15 cidades de oito estados brasileiros: Campinas, Curitiba, Goiânia, Guarulhos, Joinville, Jundiaí, Mogi das Cruzes, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Salvador, São Caetano do Sul, São José dos Campos, São Luís, São Paulo e Uberlândia, com um público superior a 10.000 pessoas.

Para encerrar a turnê, será realizada uma apresentação no dia 12 de novembro, às 14h, na Livraria Cultura no Conjunto Nacional. O espetáculo não é um infantil, mas toda a família pode prestigiar.

A montagem tem patrocínio da Visa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura da Secretaria Especial da Cultura.  

Em “Quem Prospera Sempre Alcança”, Leonardo Cortez assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens. A peça, que aborda a determinação dos brasileiros em encontrar novas opções de trabalho por conta própria, ganha novos tons com grande parte da população lançando mão da criatividade para seguir trabalhando e trata sobre a importância do planejamento e da organização para a concretização dos sonhos, principalmente dos novos empreendedores que, até pela falta de empregos agravada pela pandemia da Covid 19, criaram pequenos negócios para gerar a sua renda.

Baseado na vida real
“Quem Prospera Sempre Alcança” é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes. O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez, um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana.

A apresentação tem início com a entrada de dois técnicos de uma companhia teatral encarregados de montar o palco para a exibição que será feita no local. Eles fazem às vezes de operários e mestres de cerimônia e evocam situações sobre empreendedorismo, a partir de quatro histórias. A primeira é a da própria companhia teatral. Na segunda história, duas fãs de uma dupla sertaneja decidem, no meio da fila para entrar no show, como vão gastar o dinheiro que juntaram com muito sacrifício. Já na terceira, dois desempregados decidem empreender como vendedores ambulantes e entram em uma atrapalhada sociedade e, na última, um falido dono de boteco recebe a visita de uma inusitada fada-madrinha.

O texto está ligado à problemáticas contemporâneas: como se organizar, planejar, inventar e realizar o trabalho quando falta emprego e educação financeira.

Sem didatismo e com muito humor
O autor e diretor Leonardo Cortez explica que o espetáculo de teatro musical não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal. “A peça é anterior a pandemia e devido ao cenário econômico já dialogava muito com o público. Agora que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira pode ser um alerta para algumas armadilhas”, destaca.

Já a diretora de Produção, Sonia Kavantan, da Kavantan Projetos e Eventos Culturais, reforça a missão da peça junto à democratização do acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade a portadores de necessidades especiais físicas, auditivas e visuais.

De acordo com a diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil, Sabrina Sciama, as pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. “Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida em ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias. O patrocínio da peça é um de nossos compromissos para levar informação relevante de maneira gratuita para os empreendedores do país”, pontua Sabrina Sciama.

Segundo o ator André Santos, retomar as apresentações presenciais é muito prazeroso, pois é possível sentir toda a energia e vibração do público. “Voltar a apresentar presencialmente o espetáculo Quem Prospera Sempre Alcança é voltar para um lugar de afeto, alegria e arte em estado puro. Seja na rua, na praça, em parques ou escolas, a energia entre o público e a peça é uma energia criativa e empática”, explica.

Já o ator Djair Guilherme acredita que estar de volta aos palcos possibilita olhar no olho das pessoas que estão na plateia e entender o que estão passando e sentindo. “A gente fez o espetáculo em tantas circunstâncias diferentes, em tantos espaços que não o teatro e as pessoas vinham conversar conosco e dizer que estávamos contando a história de vida deles. A melhor coisa do mundo é poder ver a nossa gente dando risadas e se reerguendo”, ressalta o ator.


SERVIÇO:
Ministério do Turismo e Visa apresentam QUEM PROSPERA SEMPRE ALCANÇA
Dia: 12 de novembro, 14 horas. Local: Livraria Cultura no Conjunto Nacional.
Endereço: Av. Paulista, 2073 – Bela Vista. Livre. Gratuito. Duração – 45 minutos.
Facebook e Instagram – @quemprospera.

Ficha Técnica
Texto e Direção – Leonardo Cortez. Elenco – André Santos e Djair Guilherme. Assistência de Direção – Rogerio Barsan. Composição e Direção Musical – Jonatan Harold. Cenário e Figurino – Márcio Araújo e equipe. Iluminação – Ricardo Bueno. Coreografia – Fabiana Santos. Operação de Som – Rogerio Barsan. Fotografia – João Caldas Filho. Identidade Visual – Fernando Moser. Direção de Produção – Sonia Kavantan. Produção – Tiago Barizon e Rogerio Barsan. Assistente Administrativo – Milka Master. Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais.

Lei Nacional de Incentivo à Cultura
Patrocínio – Visa
Realização – Kavantan Projetos e Eventos Culturais, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp