JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
20/06/2023 às 16h39min - Atualizada em 21/06/2023 às 00h01min

Solo Inspirado em Luigi Pirandelo

Num Momento Como Este

SALA DA NOTÍCIA Redação
 

Inspirado em conto de Luigi Pirandelo, solo Num Momento Como Este?! se apresenta nos dias 23 e 24 de junho, na Oficina Cultural Oswald de Andrade. 

 

Espetáculo dirigido por Cris Lozano e estrelado por Flávia Bertinelli trata da angústia da autora diante de um cenário de guerra


Inspirado no conto “Colóquio com Personagens I”, do italiano Luigi Pirandello (1867-1936), o solo NUM MOMENTO COMO ESTE?!, dirigido por Cris Lozano e estrelado por Flávia Bertinelli faz duas apresentações gratuitas na Oficina Cultural Oswald de Andrade.

O espetáculo foi contemplado pelo Governo do Estado de São Paulo, a Secretaria da Cultura e Economia Criativa com o Programa de Ação Cultural – ProAC 02/ 2022 – Circulação.

O monólogo trata da angústia da autora diante de um cenário de guerra que culmina com o envolvimento do seu filho com uma facção, impossibilitando-a de organizar seu universo criador. A presença e teimosia de algumas personagens, impedem-na de fugir à própria verdade e a escritura pirandelliana, longe de ser um tipo de fuga, torna-se uma reflexão sobre seu próprio processo criativo.  

Com mais de 150 anos de seu nascimento, a obra de Pirandello continua a nos colocar em xeque sobre um tema cada vez menos abordado: a humanística. As teorias humanistas centram o seu estudo na particularidade de cada ser humano, na complexidade e singularidade de cada pessoa, nos seus motivos e interesses. O foco desta abordagem não está no ensino em si mesmo, mas na aprendizagem numa perspectiva de desenvolvimento da pessoa humana. 

NUM MOMENTO COMO ESTE?! propõe uma abordagem expandida do espetáculo “Colóquio com os Personagens I”, que foi encenado pelo grupo em versão digital durante a pandemia de Covid-19. A peça trata da autocensura na criação, mais particularmente da voz da autora em relação às suas criaturas-personagens, por respeito a um momento particular da sua vida pessoal, que envolve a reflexão sobre diversas guerras externas que circundam o momento atual e a sua interna, referente ao envolvimento de seu filho com uma organização criminosa.

Nesta obra, Pirandello nos permite fazer uma divisão entre o eu da autora e os seus outros eus que ganham vida como interlocutoras de si mesma. Há a intenção de calar suas vozes criativas devido um momento trágico onde não é possível colocar a arte em primeiro plano. As personagens usam de sua autonomia e criam discursos metafóricos desmontando a ideia de separação da autora e faz uma ode à liberdade de criação artística.

Este monólogo ganha múltiplas representatividades, na medida em que a atriz Flávia Bertinelli, utiliza mascaramentos como dispositivos para travar diálogos entre a autora e personagens, multiplicando as várias possibilidades de vozes propostas pela dramaturgia. 

A construção da encenação enquanto experimento digital, se deu a partir do espaço utilizado na casa da atriz que possibilitou ressignificar um cômodo do ambiente doméstico. Agora, é redimensionada para o presencial, e circula por espaços alternativos, na Bacia do Juquery e em São Paulo-Capital, além de receber adaptações e adequações que projetam e ampliam temas e assuntos urgentes. 

Sinopse 

Espetáculo inspirado no conto: “Colóquio com os Personagens I” de Luigi Pirandello, trata da angústia da autora diante da vida imersa num cenário de guerra que se configura com a partida de seu filho, integrando-se à uma facção, impossibilitando-a de organizar seu universo criador. A presença e teimosia de algumas personagens, impedem-na de fugir à própria verdade e a escritura pirandelliana, longe de ser um tipo de fuga, torna-se uma reflexão sobre seu próprio processo criativo.  

 

 

Serviço

 

Num Momento Como Este?!

Dias 23 e 24/06, na Oficina Cultural Oswald de Andrade São Paulo.

Dia 23/06 às 20h, com tradução de libras.

Dia 24/06 às 18h. Haverá bate-papo com o elenco, após o espetáculo.

Workshop: 22 de junho, das 15h às 17h

Oficina Cultural Oswald de Andrade – Rua Três Rios, 363, Bom Retiro, São Paulo.

 

Duração: 50 minutos

Teatro: adulto

Classificação etária: Indicado para maiores de 14 anos.   
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp