JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
20/06/2023 às 16h30min - Atualizada em 23/06/2023 às 00h01min

Fala das Profundezas com o NNPC circula por espaços da Zona Leste e do Centro de SP

SALA DA NOTÍCIA Eliane Verbena
https://verbenacomunicacao.blogspot.com/2023/06/fala-das-profundezas-com-o-nucleo-negro.html
Foto de Jerê Nunes
O Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) apresenta a peça Fala das Profundezas em vários espaço da capital paulista, em julho, com ingressos gratuitos e interpretação em Libras. Com dramaturgia e direção de Gabriel Cândido, o enredo da montagem traz uma realidade pautada pela exploração da força de trabalho em troca do básico para sobrevivência. A peça mostra a insurgência de um povo contra uma engrenagem que precariza a vida para acumular poder. As contradições deste povo despontam junto aos seus anseios, sonhos e prazeres no território em que vivem tendo como pano de fundo a iminência de uma combustão social

Fala das Profundezas busca ativar imaginários de mobilização coletiva, no sentido de fazer crer que, mesmo em um contexto de exceção, repleto de contradições e de escassez, é possível criar movimentos em prol de melhores formas de viver. “Este ‘possível’, na peça, é apresentado, ao longo da narrativa, como uma espécie de centelha que vai se desdobrando em mais centelhas e, assim, animando essas personagens que, apesar de tudo, sonham, festejam e confabulam como um ato contra o marasmo do sistema capitalista”, comenta o autor e diretor Gabriel Cândido. 

A encenação do NNPC acontece em formato de arena, no qual as atrizes e os atores propõem um jogo cênico de aproximação e distanciamento com o público durante toda a narrativa, assumindo-o como parte do acontecimento teatral. O diretor comenta: “Um teatro negro que não está pautado pelo racismo gera estranhamento, pois é o que sempre esperam de nós. Penso que Fala das Profundezas não corresponde a essas expectativas porque buscamos o exercício da alteridade radical, quando debatemos questões presentes em toda a sociedade brasileira, desde relações afetivas até as relações de terra, trabalho e capital”. 

O enredo é conduzido por um coro heterogêneo denominado Outras-Pessoas, que por sua vez representam o povo, e por cinco personagens que emergem deste coro: Dafina (Maria Gabi) e Anele (Tásia d'Paula) são duas mulheres que tentam lidar com uma relação de amor mal resolvida enquanto confabulam sonhos perigosos; Thato (Deni Marquez) se torna uma das exceções ao conquistar o básico, mas suas atitudes geram revolta e perseguição do povo ao qual ele se recusa a pertencer; Luísa e Frantz (Ellen de Paula e Fábio Lopes) que, ao confidenciarem as situações absurdas que ocorrem nas Profundezas, ativam em Luísa a motivação necessária para sair em busca de mobilização coletiva para lutar contra aqueles que detêm o poder. As histórias acontecem em tempos plurais, numa dinâmica de encontros e desencontros, permeados por ideias e desejos de uma revolta popular que se espalha de um a um, até se concretizar em uma ação coletiva.

Estas apresentações integram o projeto Escombros - Parte I: Fala das Profundezas, contemplado pela 16º edição do Prêmio Zé Renato de Teatro para a Cidade de São Paulo, da Secretaria Municipal de Cultura. A circulação de Fala das Profundezas - iniciada em junho, no Centro Cultural Grajaú - prevê 20 apresentações gratuitas, com intérpretes de Libras, em diversas regiões da capital. Atividades como bate-papos (Outros Olhares) com convidados, após cinco apresentações, e sessões para sete grupos de escolas públicas, instituições e projetos de formação e movimentos sociais integram a programação.

Teatro: Fala das Profundezas
Com: Núcleo Negro de Pesquisa e Criação (NNPC) -  @nnpc.sp
Duração: 1h40. Gênero: Drama. Classificação: 12 anos.
Ingressos: Gratuitos – 1h antes das sessões | Com interpretação em Libras.

01 e 02 de julho - Sábado (às 19h) e domingo (às 17h)
Local: Centro de Formação Cultural Cidade Tiradentes
Rua Inácio Monteiro, 6900 - Jardim São Paulo, Zona Leste. SP/SP.

08 e 09 de julho - Sábado (às 20h) e domingo (às 18h)
Domingo (09/07): Bate-papo com Christian Moura
Local: Teatro Flávio Império
Rua Prof. Alves Pedroso, 600 - Cangaíba, Zona Leste. SP/SP.

13, 14 e 15 de julho – Quinta e Sexta (às 19h30) e Sábado (às 18h)
Local: Oficina Cultural Oswald Andrade
Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro, Centro. SP/SP.

28, 29 e 30 de julho – Sexta (às 20h), sábado e domingo (às 19h)
Domingo (29/07): Bate-papo com Soraya Martins
Local: Complexo Cultural Funarte SP | Sala Renée Gumiel
Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos. SP/SP.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp