JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
20/06/2023 às 09h58min - Atualizada em 24/06/2023 às 00h01min

Teatro Portátil se apresenta em Sumaré com o espetáculo “Bichos Vermelhos” no mês do Meio Ambiente

Peça faz parte da temporada 2023 do Diversão em Cena

SALA DA NOTÍCIA ACTA Comunicação Integrada
http://piafraus.com.br/site/
Divulgação
Junho de 2023 - O Diversão em Cena, maior programa para formação de público para teatro infantil e promovido pela Belgo Arames e Fundação ArcelorMittal, segue sua temporada 2023 passando por Sumaré no dia 24 de junho (sábado), em quatro apresentações no Centro Educacional Rebouças (CER).

O grupo Pia Fraus apresenta ao público o espetáculo “Bichos Vermelhos”, uma rica história que retrata a extinção de animais brasileiros e a preservação da natureza justamente no mês em que celebramos o Meio Ambiente.

O dia 05 de junho ficou marcado como o Dia Internacional do Meio Ambiente. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas – ONU, mais especificamente pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e ao longo de todo o mês de junho a sociedade como um todo lembra da importância de preservarmos nosso planeta.

A atração, que é gratuita e tem classificação etária de três anos, acontece em um teatro nada comum. A estrutura que leva o teatro de cidade em cidade é inflável e colorida, com um toque moderno, que monta e desmonta rapidamente. Assim, diversas crianças podem se encantar com tudo que passa ali dentro.

A ação acontece em locais públicos por intermédio do Programa de Ação Cultural de São Paulo – Proac ICMS, lei de incentivo à cultura do Governo do Estado de São Paulo e integra o programa Diversão em Cena, promovido pelas Fundações ArcelorMittal e Belgo Arames. Com um impulso criativo, o Teatro Portátil circulará em mais outras cidades do estado de São Paulo, com personagens que inspiram por meio da fábula contada.

É muito interessante percorrer tantas cidades com o espetáculo Bichos Vermelhos, especialmente no Teatro Portátil, pois sentimos que a cada sessão as crianças se identificam bastante com a causa ambiental de maneira intensa e querem ajudar a melhorar o cenário da natureza atual”, conta Beto Andreetta, criador do projeto e diretor da Pia Fraus.


Espetáculo Bichos Vermelhos

Inspirado no livro homônimo de Lina Rosa, a peça “Bichos Vermelhos” leva com humor e poesia um assunto relevante para a sociedade. A envolvente história dedicada aos animais brasileiros, que fazem parte da lista vermelha das espécies em risco de extinção, ou ainda os próximos bichos a entrar nela, de acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza.

O Tamanduá Bandeira, Codorna Buraqueira, Macaco Prego Galego são alguns dos animais que ganharam versões em forma de bonecos da Cia Pia Fraus, construídos por Dino Sato. Serão três atores e mais de 20 bonecos apresentados durante o espetáculo, com muita diversão e brincadeiras, posicionados para a difusão emergente do tema às crianças.

Sobre o Teatro Portátil

Em 2023 o Teatro Portátil faz nove anos, está em sua quarta edição e é um projeto da Cia Pia Fraus. Desde 2014 já realizou mais de 200 apresentações em 50 cidades. A facilidade de instalação do Teatro Portátil em locais abertos, praças, ou escolas com todo o equipamento necessário para oferecer conforto aos que estejam instalados em seu interior, onde chega e sai rapidamente, é um grande diferencial do projeto. Cada trajeto pode ser acompanhado pelo perfil no Instagram @piafrausoficial.

O projeto é dirigido por Beto Andreetta e Jackson Iris, junto à equipe de produtores, montadores, motoristas, secretárias e atores. Todos levam à plateia itinerante novas possibilidades nas quais a imaginação e a fantasia se expandem nos contos com seus bonecos teatrais criativos.


Acesso e formação de público

Para contribuir com a democratização do acesso à cultura, a Fundação ArcelorMittal atua diretamente em duas vias: a formação de público e a formação de profissionais para atuarem na área cultural. Neste contexto, destaca-se o Diversão em Cena. Realizado em parceria com grupos e produtores culturais, que contam com patrocínio da ArcelorMittal e Belgo Arames por meio das Leis Federal, Estaduais e Municipais de Incentivo à Cultura, a iniciativa leva apresentações teatrais gratuitas ou a preços populares a teatros, escolas e praças públicas de todo o Brasil. Em dez anos de programa, o Diversão em Cena já ultrapassou 2 mil espetáculos pelo país e alcançou um público de cerca de 1 milhão de pessoas.


Sobre a Fundação ArcelorMittal
A Fundação ArcelorMittal é o núcleo de investimento e transformação social do Grupo ArcelorMittal, e sua estratégia principal se divide em três eixos de atuação: educação, cultura e esporte. Por meio de projetos e iniciativas nessas áreas, se propõe a transformar a vida de crianças e jovens de forma coletiva e participativa, compartilhando conhecimento e inovação, contribuindo para a inclusão e a formação de cidadãos para um futuro melhor. Saiba mais em: www.famb.org.br.

Sobre a Belgo Arames
A Belgo Arames é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de Agronegócios, Cercamentos, Construção Civil, Automotivo, Solda, Aplicações Especiais e Indústria Petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.

Ficha Técnica
Coordenação Geral: Beto Andreetta
Autoria: Inspirado no livro Bichos Vermelhos, de Lina Rosa
Direção: Adriana Telg
Assistente de direção: Maira Cardoso
Figurino: Dani Garcia
Iluminação: Beto Andreetta
Trilha sonora: Adriana Telg
Produção musical: César Maluf
Criação dos bonecos: Dino Soto
Resolução do mecanismo dos bonecos: Jucie Batista
Atores: Maira Cardoso, Thiago Thalles e Vanessa Silva.
Coreografia: Pia Fraus
Administração: Jackson Iris

Produção executiva: Alba Brito
Fotografia: Pedro Andreetta

Assessoria de imprensa: Isabela Barbosa e Cristiane Sampaio
Realização: Pia Fraus

Serviço:

Teatro Portátil em Sumaré - SP

Data: 24 de junho (sábado)

Local: Centro Educacional Rebouças - CER

Endereço: Av. Rebouças, 350, Centro - Sumaré - SP

Horário das apresentações: 10h, 11h, 14h e 15h

Assessoria de imprensa Teatro Portátil
Isabela Barbosa
[email protected]  
Cristiane Sampaio
[email protected]
11 4227-3201 | 11 9 5559-5676 | 11 9 9834-0264


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp