JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
21/07/2023 às 17h02min - Atualizada em 22/07/2023 às 00h01min

O Encontro: Cia Truks leva infantil Inédito para Atibaia e Bragança Paulista

Espetáculo teatral aborda questões relacionadas ao trânsito com sensibilidade e poesia

L. de Oliveira
Henrique Sitchin
Dados de trânsito no Brasil mostram que a fadiga e a sonolência são responsáveis por cerca de 20% dos acidentes de trânsito no país, enquanto a depressão e outras condições de saúde mental podem afetar a habilidade de condução de maneira semelhante. Ao reconhecer seus próprios limites e tomar medidas preventivas, os motoristas podem reduzir significativamente o risco de acidentes e garantir uma viagem mais segura.

Para tratar questões relacionadas ao trânsito brasileiro, a Cia Truksreferência nacional na arte do teatro de animação, bem como um dos principais expoentes do teatro para crianças no Brasil – faz quatro apresentações nos dias 1º e 2 de agosto, na cidade de Atibaia, interior paulista, do espetáculo infantil inédito O Encontro. Nos dias 3 e 4 de agosto, a montagem chega a Bragança Paulista. A turnê que se encerra agora e completa 40 sessões, já passou pelas cidades de Jahu, Boa Esperança do Sul, Cajati, Jacupiranga, Descalvado, Porto Ferreira, Pirassununga e Araras. O projeto tem o patrocínio da Arteris.

A montagem aborda com sensibilidade e poesia um tema que envolve todos os cidadãos, desde pequenos, utilizando os já tradicionais bonecos de manipulação direta para desenhar a rotina de dois personagens que cotidianamente vivem os problemas do trânsito em suas cidades.

Sinopse

Com linguagem ora divertida, ora poética, O Encontro conta a história de duas pessoas muito solitárias, cada um enfrentando a sua rotina, sempre igual e sem graça. Vivendo quase que mecanicamente, são dois insones que dormem muito mal, e acordam todos os dias cansados e sem ânimo ou alegria de viver. Seus gestos são caricatos e engraçados, ainda que escondam a tristeza dos personagens. Sentem sono ao volante e facilmente se distraem. Não somente, parecem prestar mais atenção aos seus celulares do que à direção. Dirigem, ainda, acima da velocidade permitida, de forma que enfrentam grandes riscos quase todos os dias.

Um certo dia, no meio do caminho entre a cidade A e a cidade B, o tráfego para repentinamente. A estrada está bloqueada. Ouvem-se sons de sirenes e helicópteros, passam ambulâncias. Os nossos personagens estacionam os seus carros, um ao lado do outro, ainda sem se perceberem. Caminham juntos até o local do bloqueio da pista. De lá podem ver que um grave acidente ocorreu. A partir daí, seus destinos tomam um rumo inesperado.

Cia. Truks

A Cia. Truks é referência nacional na arte do teatro de animação, com 33 anos de atividades e mais de 9.000 apresentações realizadas no Brasil e em 12 países, com mais de 40 prêmios, indicações e menções honrosas, além de 6 livros publicados. Também coordenou por 10 anos o Centro de Estudos e Práticas do Teatro de Animação de São Paulo.

Recebeu os principais prêmios do segmento: o Mambembe, do Ministério da Cultura; o APCA, da Associação Paulista de Críticos de Arte; o Coca Cola de Teatro Jovem; o Teatro Cidadão, da Prefeitura de São Paulo, e o Estímulo da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, entre outros. Coordenou o centro de estudos e práticas do teatro de animação de São Paulo, espaço de referências desta linguagem artística, em projeto da prefeitura do município, entre 2002 e 2012. Todas as peças do grupo podem ser encontradas no site: www.truks.com.br

Sobre o patrocínio:

A Arteris, empresa especialista em gestão de rodovias, patrocina o projeto O Encontro: Mobilidade Urbana, PRONAC 212355, com a peça O Encontro, da Cia. Truks, que aborda questões relacionadas ao trânsito brasileiro, através da lei de Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura, do Governo Federal. O espetáculo, destinado a crianças a partir de quatro anos, será apresentado em instituições de ensino do interior paulista, de 02 de maio a 4 de agosto.

Ficha Técnica

Texto e Direção: Henrique Sitchin. Elenco: Aguinaldo Rodrigues, João Santiago, Stefany Araújo e Thaís Rossi. Operação de som e iluminação: Vinícius Prates. Criação e Confecção de Cenografia e Formas Animadas: Aguinaldo Rodrigues, Bianca Muniz, Henrique Sitchin, João Santiago, Stefany Araújo e Thaís Rossi. Trilha Sonora e Iluminação: Henrique Sitchin. Produção Geral: Adryela Rodrigues | Sendero Cultural.

Para roteiro das apresentações

O Encontro
Espetáculo teatral para crianças a partir de 4 anos.
Patrocinador – Arteris
Data: 01/agosto 
Horário: 10h e 14h 
Local: E.M. Profª Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim 
Cidade: Atibaia/SP
____________________________

Data: 02/agosto 
Horário: 10h e 14h 
Local: E.M. Profª Walda Paolinetti Lozasso 
Cidade: Atibaia/SP
____________________________

Data: 03/agosto 
Horário: 10h e 14h 
Local: E.M. Antônio Dorival Monteiro de Oliveira 
Cidade: Bragança Paulista/SP
____________________________

Data: 04/agosto 
Horário: 10h e 14h 
Local: E.M. Padre Donato Vaglio 
Cidade: Bragança Paulista/SP 
____________________________
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp