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17/11/2023 às 18h48min - Atualizada em 24/01/2024 às 20h00min

Quarto dia do Shell Dream Tour Salvador tem mulheres e homens na água para a formação das quartas de final

• No feminino as sete primeiras colocadas do ranking seguem na disputa do título em Salvador • Entre os homens o convidado da etapa, Michael Rodrigues, desbancou o líder Weslley Dantas

Comunicação Dream Tour
Lima Jr
Salvador, 17 de novembro de 2023 – Mais um dia de competições do Shell Dream Tour Salvador, a Divisão Principal da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf). Dos 88 atletas que começaram as baterias, apenas 8 homens e 8 mulheres seguem na disputa pelo título de campeão e campeã da 5ª etapa, na praia de Stella Maris.

Silvana Lima segue na disputa Foto: Lima Jr
O feminino caiu na água primeiro, nesta sexta-feira (17), e cinco baterias iniciais contavam com as primeiras atletas no ranking do Circuito. Yanca Costa (RJ) desbancou Nicole Santos (PE) com uma onda que pontuou 6.50 e a somatória total de 10.77. Na sequência a hexacampeã Brasileira, Silvana Lima (CE), enfrentou a atleta Jéssica Bianca (PR) e venceu, conquistando a maior somatória do dia entre as mulheres, um 10.83.

“Me sinto em casa surfando aqui e em qualquer lugar na Bahia, é super especial. O pessoal do pico me recebe muito bem e é isso, estou feliz de ter passado. Mais uma perfomance com a pranchinha que está incrível e vamos, bateria por bateria”, disse Silvana.

Na sequência, a bateria de número três foi entre Larissa dos Santos (CE) e Karol Ribeiro (RJ), quem levou a melhor foi Larissa, com a somatória de 8.20. Seguindo, a atleta Julia Duarte (RJ), segunda colocada no ranking, desbancou Sol Carrion (SP), totalizando 7.50 pontos na somatória. A atleta Tainá Hinckel (SC) superou Taís Almeida (RJ) vencendo por 9.23 pontos e segue na disputa como a líder do Campeonato.

A líder do ranking Tainá Hinckel Foto: Lima Jr
“Fiquei bem feliz de ter passado essa bateria. As condições estão difíceis e mudando um pouco, a maré está secando então achei meio complicado no início e escolhi as ondas erradas, mas no final tentei mudar a estratégia radicalmente, sai do meião e tentei escolher uma onda para dar uma batida boa e foi o que aconteceu, dessa forma consegui voltar para bateria. Tudo é aprendizado e só quero me divertir e espero que a Bahia me mande boas ondas”, contou Tainá.
As últimas três baterias femininas do dia reuniram Diana Cristina (PB) e Laura Raupp (SC), a atleta de Santa Catarina levou a melhor e venceu com a somatória de 9.27. Alexia Monteiro (RS) e Juliana dos Santos (CE) deram sequência a 7ª bateria e Juliana seguiu para as quartas com a somatória de 7.0. Fechando a participação feminina desta sexta-feira, Julia Santos (SP) e Monik Santos (PE), disputaram a bateria que teve como vencedora a atleta Julia com a somatória de 8.97.

O baiano Bino Lopes conquistou sua vaga para as quartas de final Foto: Lima Jr
Abrindo os trabalhos no masculino, Daniel Adisaka (SP) e Wesley Leite disputaram a vaga para as quartas com Daniel vencendo com uma somatória de 11.57. Edgard Groggia (SP) e Lucas Catapan (PR) se enfrentaram na segunda bateria do dia, com Groggia conquistando a maior nota da competição até agora, um 8.50. Na bateria de número três, o atleta Bino Lopes (BA) e Diego Aguiar (SP) disputaram a vaga e o baiano Bino levou a melhor, animando a torcida que estava na praia.
“Eu sabia que as condições estão desafiadoras, então quis iniciar a bateria bem, com duas ondas na casa dos 4.5 e 5.0, botando dificuldade no adversário, ainda mais sabendo que o Diego é um atleta goffy e hoje eles estão com mais dificuldades para surfar. Consegui fazer o que me propus e graças a Deus avancei para o próximo round”, disse Bino.
Caua Costa (RJ) veio com tudo para a bateria contra Gabriel Klaussner (SP) e venceu conquistando a maior somatória do campeonato até então, um 15.63. Na sequência o líder do ranking Weslley Dantas (SP) enfrentou o wildcard da etapa, o atleta Michael Rodrigues (SC) que levou a melhor. Michael avançou para as quartas com a somatória de 13.33.
“A praia do Futuro me ensinou essa parte mais arisca dos aéreos, então é mais uma bateria a moda antiga, tudo que fiz tem a ver com o que eu aprendi lá. Estou muito feliz em estar aqui no Dream Tour, fiquei triste de não ter entrado no CT, mas me sinto muito honrado de estar aqui. Quem está na praia está vendo toda a realidade, desde os câmeras até a galera que limpa. Ontem eu vi os juízes e deu pra sentir a seriedade de todo o trabalho. Na internet é tudo diferente, mas vendo aqui conseguimos entender melhor. O esporte é muito subjetivo, então a avaliação pode divergir às vezes mas faz parte. Não fazem nem dois anos com essa nova gestão de CBSurf e já é muito gratificante de ver o esporte como está sem precisar sair do Brasil e além disso tem a parte da monetização, a gente faz um dinheiro muito bom aqui e que dá pra vivermos do esporte”, afirmou Michael.
Na 6ª bateria Rodrigo Saldanha (SP) levou a melhor contra Willian Cardoso (SC), com a somatória de 11.93. A penúltima bateria do dia foi entre os surfistas Marcos Correa (SP) e Rafael Venuto (CE), uma disputa que foi decidida nos últimos minutos e terminou com o cearense seguindo na competição com a somatória de 10.93 pontos. Madson Costa (RN) e Matheus Gomes (SP) fecharam o dia de competições do Shell Dream Tour Salvador, na Praia de Stella Maris e Madson continuou na disputa, vencendo a bateria com a somatória de 10.27 pontos.
Além do incrível show de manobras, o público que visitar a região de Stella Maris, poderá aproveitar o Festival Pura Vida, que chega por mais um ano em Salvador com diversas atrações.
O próximo dia de competições do Shell Dream Tour Salvador deve acontecer neste sábado (18).
A Divisão Principal do Circuito Brasileiro conta com empresas que dão a dimensão da relevância do evento no cenário esportivo nacional. O Dream Tour tem a Shell como a cota principal Coapresenta, a VIVO e Corona como Patrocinadoras Master, Gerdau e Prefeitura de Salvador como Patrocinadoras.  
 
O Dream Tour é uma realização da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) e promoção da Dream Factory, que estão juntos resgatando a Divisão Principal do Circuito Brasileiro de Surf, através da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, por meio do Ministério do Esporte.   
   
Para saber tudo sobre o Dream Tour 2023 siga @dreamtoursurf no instagram e acesse o site cbsurf.org.br. A competição está sendo transmitida ao vivo no canal CBSurfPLAY do Youtube, e estará disponível no sportv a partir das semifinais.   

Sobre a CBSurf   
Reconhecida pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e também pela ISA (International Surf Association), a Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) é a entidade nacional de administração do surf e de todas as atividades relacionadas aos esportes com pranchas, como definido no Estatuto da CBSurf. A entidade foi originalmente fundada em 17 de outubro de 1998 e conta com 15 federações estaduais filiadas. A sede atual está situada na cidade de Florianópolis, em Santa Catarina, tendo como presidente Flavio Padaratz e como vice-presidentes Paulo Moura e Brigitte Mayer, eleitos em fevereiro de 2022. A CBSurf tem como missão desenvolver, produzir, chancelar e organizar o Dream Tour e a Taça Brasil, que compõem o Campeonato Brasileiro de Surf, o Circuito Brasileiro do Surf de Base, o Circuito Brasileiro de Ondas Grandes, o Circuito Brasileiro de Longboard, o Circuito Brasileiro Master, o Circuito Brasileiro de Stand Up Paddle (Race, Wave, Sprint e Paddleboard) e o Campeonato Brasileiro de Parasurf. Todos, nas categorias masculina e feminina. Acompanhando o enorme sucesso do surf brasileiro, tanto no Circuito Mundial, com seis títulos mundiais nos últimos nove anos, quanto na Olimpíada do Japão, com a conquista da inédita medalha de ouro na estreia do surf, uma nova gestão feita por ex-competidores da elite mundial e pelos melhores profissionais do surf brasileiro, a CBSurf tem, como valor principal, promover e desenvolver a criação de ídolos nacionais, e consolidar as carreiras dos atletas de todas as categorias, inclusive das profissões que gravitam em torno das competições, trazendo dignidade pra toda a comunidade do surf brasileiro. Em 2023, o Dream Tour estabelecerá um padrão e patamar inédito e histórico em todo o mundo.   
   
Sobre a Dream Factory:   
Ao longo dos seus mais de 22 anos de existência, a Dream Factory esteve entre as empresas líderes do mercado nacional de entretenimento ao vivo. Inicialmente como executores de eventos, a empresa nasceu após produzir a volta do Rock in Rio para o Brasil, em 2001. Nos momentos seguintes, a empresa foi uma das pioneiras na evolução do setor com a criação e implementação de experiências de marca integradas. Hoje, a Dream Factory é um sistema integrado de entretenimento ao vivo com eventos proprietários, serviços e gestão de comunidades.  Entre os eventos proprietários estão marcas conhecidas e queridas pelo público como a Maratona do Rio, a ArtRio, Sertões, Árvore do Rio e mais recentemente, a VidCon SP,  o Dream Tour e o MECA.  
     
A Dream Factory também traz em seu guarda-chuva a Dreamloc, que cuida de logística e infraestrutura, a Dream Venue, que atua como operação de "venue", com a administração de espaços como a Marina da Glória, no Rio de Janeiro; a GoDream, que organiza as vendas de ingresso, bebidas e alimentos, a Dream Strategy, que oferece consultorias estratégicas para marcas e empresas líderes do mercado e a Easylive, uma empresa que capta pontos em troca de benefícios. 
 
 Sobre a Shell Brasil:
Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação
em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa &
Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio
de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil.
Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que
recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A
companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma
econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários
para responder ao desafio do futuro da energia.
   
Sobre a Vivo:   
A Vivo é a marca comercial da Telefônica Brasil, e tem como propósito “Digitalizar para Aproximar”. A Vivo é um hub digital, facilitando o acesso de seus clientes a serviços em diferentes áreas, como entretenimento, esportes, segurança digital, finanças, saúde e educação. Atua na prestação de serviços de telecomunicações fixa e móvel em todo o território nacional e conta com um portfólio de produtos completo e convergente para clientes B2C e B2B, chegando a 112 milhões de acessos (3T22). A empresa está presente em 4,9 mil cidades com rede 3G, mais de 4,6 mil com 4G, e 3,2 mil municípios com a rede 4,5G. No segmento móvel, a Vivo tem 97 milhões de acessos e responde pela maior participação de mercado do segmento (38%) no País, de acordo com resultados do balanço trimestral (3T22). No âmbito dos patrocínios, a marca tem uma longa história no apoio ao esporte e é patrocinadora oficial da Seleção Brasileira desde 2005. Ao longo dos anos, a empresa vem ampliando sua atuação no cenário de esportes outdoor e apoia iniciativas de beach tennis, ciclismo e automobilismo de aventura por todo o Brasil.   
   
Sobre a Gerdau:     
Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço
que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,90 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,89 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).   
 
Sobre a Corona 
Corona nasceu no México em 1925 e é a marca de cerveja mexicana mais popular do mundo, exportada para mais de 150 países. Criada na natureza, é sinônimo de praia e de celebração dos momentos ao ar livre, convidando as pessoas a fazerem uma pausa e relaxarem. Corona é vendida no Brasil pela Ambev desde 2014 e é parceira de iniciativas sustentáveis, tendo recolhido mais de 17,5 toneladas de lixo em 77 limpezas de praia pelo país. A marca também foi pioneira ao lançar a primeira long neck premium retornável do Brasil e foi reconhecida em 2021 como a primeira marca global de bebidas neutra em resíduos plásticos, o que significa que a marca recupera e recicla mais plástico do que utiliza em sua cadeia de produção e distribuição.  
 

Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
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