24/05/2021 às 15h52min - Atualizada em 24/05/2021 às 15h52min

Prefeito faz apelo à população sobre vacinação contra Covid-19

Por: Elisabete Nogueira - Jbn Bahia
Secom/Ssa

A capital baiana só retomará a vacinação contra a Covid-19 sem agendamento nos postos após o governo federal enviar novos lotes da vacina. Devido ao baixo estoque do imunizante – cerca de 900 doses – só foram atendidos nesta segunda os cidadãos que fizeram o agendamento no domingo (23), através da plataforma Hora Marcada. Por outro lado, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) tem registrado baixa procura dos cidadãos para receber a segunda dose, o que pode comprometer todo o processo de imunização do indivíduo.

 

O apelo foi realizado pelo prefeito Bruno Reis, durante coletiva virtual, ocorrida nesta segunda-feira (24), para divulgação do balanço da vacinação e atualização das medidas contra o coronavírus na cidade. “Infelizmente, neste fim de semana, não chegaram novas vacinas. Hoje (24), só temos 887 doses para primeira aplicação, sendo 575 da Oxford e 312 da Pfizer, com processo feito apenas por hora marcada. Então, faço um apelo a todos os cidadãos para que não compareçam aos postos sem agendamento, porque não tem vacina”, alertou.

 

O prefeito ainda ressaltou que a estratégia municipal sempre foi aplicar o mais rápido possível os imunizantes – no sábado (22), por exemplo, foram vacinadas cerca de 18 mil pessoas com a primeira dose. “Não é culpa do prefeito e nem da Prefeitura. As vacinas não estão sendo enviadas na regularidade que esperávamos. Os insumos para a produção de vacinas no país só chegaram no fim de semana e a estimativa é de que, até 3 de junho, seja normalizado o envio das doses. Assim que chegarem novos lotes, voltaremos imediatamente a aplicação, avançando em públicos prioritários e por idade”, completou Bruno Reis.   

 

Segunda dose – O prefeito também alertou para a baixa procura pela segunda dose, que pode ser acessada pelos cidadãos tanto por agendamento, através do serviço Hora Marcada (vacinahoramarcada. saude. salvador. ba. gov. br), quanto por demanda espontânea.

 

“Temos hoje 19.159 pessoas com dose em atraso da CoronaVac e outras 3.194 pessoas, da Oxford. Há dez dias, estávamos sofrendo com um público muito grande com a segunda dose vencida e não tínhamos vacina, em especial a da CoronaVac. Hoje temos vacina para estas pessoas e faço um apelo para que compareçam a uma das nossas unidades para se vacinar e concluir o ciclo de imunização tão importante para, caso tenha a terceira onda, estejamos mais preparados para enfrentá-la”, finalizou.

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »

QUEM SERIA SEU PRESIDENTE EM 2022

51.9%
14.8%
0%
7.4%
7.4%
0%
0%
3.7%
0%
0%
3.7%
11.1%
0%
0%
0%
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...
Link112" target="_blank" id="publicidade20" >
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp