JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
10/10/2023 às 03h16min - Atualizada em 10/10/2023 às 03h16min

Cresce casos de câncer de mama na Bahia; projeto feito por A Clínica da Mulher oferece prevenção durante o mês de Outubro.

Iniciativa da mastologista Anna Paola Noya Gatto engloba diversos exames com condições especiais.

Por Van Carvalho
Divulgação


O câncer pode ser bastante silencioso, sem nenhum indício aparente, por isso, manter a realização de exames preventivos é imprescindível", conta a Dra. Anna Paola Noya Gatto, referência em mastologia no país. O alerta fica ainda mais alarmante agora, após as estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca) exibirem que o estado da Bahia poderá registrar 38.840 novos casos de câncer ao longo do ano de 2023. 

O tipo de câncer com a maior incidência na Bahia deverá ser o de pele não melanoma, com uma previsão de 10.530 casos, conforme apontado pelo Inca. Em seguida, aparecem o câncer de próstata, com um total de 6.510 casos estimados para o ano de 2023, e o câncer de mama feminino, com 4.230 casos previstos. 


*Iniciativa da Clínica da Mulher dá suporte para prevenções em Salvador:*

“Vale ressaltar que o câncer está se tornando a principal causa de morte por doenças em todo o mundo”, alerta a doutora Anna. Mas tudo isto pode ser evitado. O projeto Eu Amo Viver, elaborado pela médica em parceria com A Clínica da Mulher, reforça as iniciativas de combate ao câncer de mama. 

Sob a liderança da Dra. Anna Paola, que é pioneira em Campanhas de Diagnóstico Precoce (desde 1992), as mulheres terão a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre os procedimentos de detecção do câncer de mama, além de obterem a elaboração de exames como ultrassonografias mamárias e outros de relevância – sempre acompanhadas por uma equipe especializada. 


Tudo será feito com condições especiais, que incluem desde custos reduzidos até possibilidades extras através dos planos de saúde. Para um autocuidado mais potente, a Dra. Anna Paola deixa mais um alerta: "É importante reforçar que a saúde é um conjunto de ações: alimentação saudável, atividade física constante, suplementos vitamínicos, exposição ao sol e exames para avaliação e diagnóstico precoce".


*Mamografia é exame que mais reduz mortalidade:*
Dentre as possibilidades para o diagnóstico precoce, a mamografia é considerada a mais eficaz, uma vez que contribui para a redução da taxa de mortalidade causada pela doença, especialmente quando mulheres com mais de 40 anos são submetidas a rastreamentos anuais. Por isso, A Clínica da Mulher traz o Check-up Rosa com força neste ano, estimulando que as mulheres com mais de 35 anos já iniciem a mamografia, e as com menos de 35, realizem a ultrassonografia das mamas e axilas – sempre acompanhadas com a consulta com a mastologista, especialista nas doenças das mamas. Na Clínica, a equipe de nove mastologistas mulheres aguardam um grande número de pacientes.


"Utilizamos o slogan Eu Amo Viver neste projeto para reforçar a importância do autocuidado, chamando as mulheres para redobrar a atenção com o cuidado da saúde, principalmente com os seios, já que o câncer de mama atinge mulheres de todas as idades. O câncer de mama nas mulheres jovens, com menos de 35 anos, já representa 5%", explica a doutora Anna. 


A Organização Mundial da Saúde (OMS) prevê um aumento de 46% nos casos de câncer de mama nas Américas até o ano de 2030, com uma concentração de 57% dos diagnósticos em mulheres com menos de 65 anos na América Latina e no Caribe.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp