JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
01/04/2024 às 20h07min - Atualizada em 01/04/2024 às 20h07min

Novo RG: Veja Os Estados Que Emitem O Documento; Bahia Está Fora

- Jbn Bahia
Extrato social

No entanto, enquanto a maioria dos estados brasileiros já adotou o novo sistema, a Bahia permanece entre os poucos que ainda não iniciaram a emissão da CIN, juntamente com Amapá e Roraima.

Novo RG: veja os estados que emitem o documento

Desde 11 de janeiro de 2024, a maior parte do país já se encontra apta a fornecer a nova CIN, seguindo diretrizes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados) tem sido peça chave nesta transição, garantindo a integração dos dados a nível federal.

Os cidadãos dos estados já integrados ao sistema podem agora desfrutar das vantagens oferecidas pelo novo documento, que inclui a digitalização e a possibilidade de unificação de diversos registros em um único lugar.

Por que a Bahia Está Atrasada?

A Bahia, juntamente com Amapá e Roraima, enfrenta desafios únicos que atrasaram a implementação da nova CIN. No caso baiano, o processo de modernização do sistema de identificação exigiu a adoção de tecnologias mais avançadas e um meticuloso processo licitatório, que resultou na assinatura de contrato somente em setembro passado.

Atualmente, o estado está na fase de instalação e migração do banco de dados, com previsão de conclusão e início da emissão da CIN para 31 de maio de 2024.

A nova CIN é um salto qualitativo em termos de segurança e funcionalidade. Além de adotar o CPF como número de registro geral, o que unifica a identificação do cidadão em todo o território nacional, o documento elimina distinções de gênero e permite a inclusão de dados de outros documentos pessoais.

Tais características visam não apenas facilitar o dia a dia dos brasileiros mas também reduzir as chances de fraude e duplicidade de registros.

Enquanto a Bahia, Amapá e Roraima se preparam para aderir ao sistema, os cidadãos desses estados aguardam ansiosamente pelas melhorias prometidas pela CIN. A expectativa é de que, uma vez superados os desafios técnicos e burocráticos, todos os brasileiros possam desfrutar dos benefícios de uma identificação mais segura, prática e integrada.

A transição para o novo RG está a todo vapor, com a maioria dos estados brasileiros já emitindo a Carteira de Identidade Nacional. Apesar dos atrasos em alguns locais, o projeto sinaliza um avanço significativo na maneira como os cidadãos são registrados e identificados no país, prometendo mais eficiência e segurança para todos.


Fonte:  https://extratosocial.com.br/novo-rg-veja-os-estados-queemitemodocumento-bahia-esta-fora/






Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp