JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
29/03/2019 às 14h12min - Atualizada em 29/03/2019 às 19h06min

Alunos do Colégio Salesiano Santa Teresinha participam de júri simulado sobre a tragédia em Brumadinho

Divididos em dois grupos, alunos do terceiro ano do Ensino Médio apresentarão argumentos favoráveis e contrários à atuação da Vale do Rio Doce

DINO
dino.


O rompimento da barragem da Vale do Rio Doce em Brumadinho (MG) foi considerado a maior tragédia ambiental brasileira. Diante das consequências socioambientais e econômicas que trouxe para o país, o Colégio Salesiano Santa Teresinha decidiu discorrer o assunto em sala de aula. Para isso, apostou em uma abordagem transdisciplinar e em um formato inovador: um júri simulado, em que os alunos, divididos em grupos, deverão, de um lado, defender as ações da Vale do Rio Doce e, de outro, apresentar argumentos contrários aos procedimentos da empresa.

Agendado para o dia 1º de abril, o júri simulado vem mobilizando as turmas de 3º ano do Ensino Médio, que prometem desempenhar com afinco os papéis de acusadores e defensores. "Para se preparar, eles fizeram pesquisas e tiveram aulas temáticas sobre Brumadinho. Os professores de todas as disciplinas contribuíram, dentro de seus conteúdos", contam Katya Maia e Marcio Mainardi, docentes de Produção Textual e Língua Portuguesa, idealizadores a atividade. "Buscamos articular os conteúdos, com um enfoque pluralista de fatos e conhecimentos necessários para os alunos elaborarem argumentos contrários e favoráveis".

Para estruturar a atividade, cada professor apresentou um conteúdo dentro de sua disciplina (Língua Portuguesa, produção textual, Inglês, Química, Física, Matemática, Ensino Religioso, Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Biologia) e definiu os temas para o debate. A participação valerá de zero a um ponto na média de todas as disciplinas, e cada aluno será avaliado de duas formas: individualmente e em grupo.

"Permitiremos que os alunos desenvolvam o espírito crítico e lancem um olhar múltiplo para um problema social que afeta todo o país", dizem os idealizadores. "Com isso, poderão exercitar a expressão e o raciocínio, o que favorece tanto a oratória quanto a produção de textos", finalizam.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp