JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 728x90
01/02/2024 às 17h05min - Atualizada em 01/02/2024 às 20h14min

Iluminação pública: dicas práticas sobre a importância do cidadão contribuir com a segurança da cidade 

O Consórcio IPMinas orienta a população sobre a necessidade de sua participação para garantir ambientes urbanos mais seguros

IP Minas
DIVULGAÇÃO

A importância da iluminação pública para a segurança de uma cidade não pode ser subestimada. Este elemento desempenha um papel fundamental na garantia da segurança da população, proporcionando visibilidade adequada, desencorajando atividades criminosas e contribuindo para a prevenção de acidentes. Nesse contexto, a participação ativa da comunidade na identificação de falhas na iluminação é essencial.

Recentes estudos revelam como a iluminação pública é um elemento crucial na prevenção de crimes em espaços urbanos. Resultados de um experimento em parceria com a polícia metropolitana de Nova York destacaram a eficácia da iluminação pública com esse objetivo. Ruas com pontos extras de iluminação receberam uma redução notável de 36% a 60% nos crimes ocorridos durante a noite, evidenciando que a luz inibe atividades criminosas.

Participação cidadã na manutenção da segurança urbana

A comunidade desempenha um papel vital na segurança urbana, sendo muitas vezes a primeira a perceber falhas na iluminação pública. A colaboração dos cidadãos na identificação de lâmpadas queimadas, postes danificados e outras irregularidades é crucial para intervenções rápidas.

Motivos para a participação ativa da população

A participação da população na manutenção ativa da iluminação pública é indispensável para diversos aspectos da segurança urbana. Veja:

Prevenção dos crimes;

Visibilidade melhorada;

Redução de riscos de acidentes;

Promoção de atividades noturnas;

Facilitação do monitoramento;

Aumento da sensação de segurança;

Resposta mais eficiente a emergências;

Prevenção de esconderijos;

Incentivo à vigilância comunitária;
 

O compromisso do consórcio IPMinas

Desde dezembro de 2019, toda a gestão da iluminação pública do município de Ribeirão das Neves, em Minas Gerais, tem sido feita pela parceria público-privada (PPP) entre a prefeitura municipal e o consórcio IP Minas, composto pela empresa catarinense Quantum Engenharia, Seven Engenharia Consultoria Elétrica e pela FortNort Desenvolvimento Ambiental e Urbano. O consórcio tem a missão de manter uma gestão eficiente e moderna por 30 anos.

O compromisso inicial foi modernizar a iluminação da cidade com a atualização de 26 mil pontos de luz, incluindo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e outros espaços coletivos.

Logo nos três primeiros anos de contrato, Ribeirão das Neves já estava 100% modernizada. Foi substituída a iluminação existente por nova, com tecnologia LED, a fim de adquirir maior eficiência energética e promover ganhos com a operacionalidade do parque de iluminação pública.

 


Este conteúdo foi distribuído pela plataforma SALA DA NOTÍCIA e elaborado/criado pelo Assessor(a):
U | U
U


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
JBN  BAHIA NOTÍCIAS Publicidade 1200x90
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp